É possível vencer fronteiras e viajar através dos livros. Algumas bibliotecas e editoras estão disponibilizando seu acervo virtualmente:

Biblioteca Digital Mundial
Criada pela UNESCO, a Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes obras da literatura, além de áudios, mapas e fotografias, provenientes de países e culturas de todo o mundo.

Domínio Público
Desenvolvida pelo Ministério da Educação, a biblioteca disponibiliza gratuitamente cerca de 180 mil textos, além de imagens, arquivos de som e vídeo. Há obras completas de Machado de Assis e um grande acervo de poesias de Fernando Pessoa. A biblioteca possui também diversas músicas eruditas brasileiras, e inúmeros textos de literatura infantil.

Coleção Aplauso
Traz biografias de artistas, cineastas e dramaturgos nacionais, além de roteiros de cinema, peças de teatro e a história de diversas emissoras de TV.

Wikilivros
Projeto da Wikimedia Foudation dedicado ao desenvolvimento colaborativo de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre. São diversos temas em diversas línguas.

Além deles, a editora L&PM está disponibilizando desde o dia 17/03, um e-book grátis a cada dia.

E a HarperCollins lançou hoje (18), a campanha #FiqueEmCasaLeiaMais, com uma série de encontros virtuais com autores, parceiros e leitores. O objetivo é “conectar os apaixonados por livros”. Além de bate-papos com autores, a iniciativa terá contação de histórias e leituras online. Espia lá no Instagram deles: @harpercollinsbrasil