A quiche (do alemão Küchen) é uma torta originária da Alsácia Lorena, que atualmente faz parte da França e fica na fronteira com a Alemanha. Quando foi criada, a região era uma província alemã, e se chamava “Lothringen” que, em francês, significa “Lorraine”. Depois de batalhas históricas entre os dois países, quando a França retomou a região, em 1945, o prato foi batizado de “Quiche Lorraine” e é um exemplo típico da excelência francesa na gastronomia. Por ser saborosa e interessante de servir em qualquer ocasião, hoje é conhecida e apreciada no mundo todo.

Quiche Lorraine

Para a massa
200 g de farinha de trigo
90 g de manteiga cortada em cubinhos
1 ovo
1 colher (sopa) de água fria
1 colher (café) de sal
Misture a farinha e o sal. No centro, coloque a manteiga gelada cortada em cubinhos, o ovo levemente batido e a água. Incorpore todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Coloque em um recipiente fechado e deixe descansando na geladeira por uma hora. 

Para o recheio
3 ovos
250 ml de creme de leite
250 ml de leite
200 g de bacon em cubinhos
Sal noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto
Em uma vasilha, bata ligeiramente os ovos (com um garfo ou fuet), acrescente o creme de leite e o leite. Tempere com o sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Reserve. 

Abra a massa com o rolo de macarrão até ficar com a espessura média de 3 mm. Estenda sobre uma forma redonda (aproximadamente de 30 cm) e corte as sobras da massa. Com um garfo, faça furinhos na massa, principalmente no fundo da forma. Coloque sobre a massa os pedacinhos de bacon, já fritos levemente. Despeje a mistura de ovos na forma e leve ao forno pré-aquecido e asse por 35 a 40 minutos a 200 ºC, ou até que a quiche esteja dourada.