yolanda sommer

Yolanda Sommer nasceu em Lisboa, Portugal, e aos 8 anos de idade seguiu com seus pais e irmãos para Moçambique onde permaneceu por muitos anos. Como pretendia aprofundar o domínio da língua inglesa, partiu para a África do Sul para estudar dois anos de literatura e ao mesmo tempo completar o curso de business.
Por mais de trinta anos trabalha na África do Sul, tendo exercido atividades nas mais diversas áreas: economia (bancária), aviação (TAP), relações públicas (South African Institute of Public Relations), marketing, eventos, administração , indústria petrolífera (Mobil/Engen), farmacêutica (Protea Chemicals) e órgãos de comunicação (Swazi TV) e Radio RSA. Serviu também de intérprete (português/inglês) nas várias negociações a alto nível (ministerial) nos países vizinhos de Moçambique e Angola.
Em 1994, na sequência da evolução politico/social/econômica no pais foi confrontada com a situação de ter que dar novo rumo à vida profissional, coincidente com as primeiras eleições democráticas que resultaram na eleição de Nelson Mandela como o primeiro presidente africano da nova República Democrática da África do Sul. Nova folha na página historial do pais que entretanto abriu as portas para o mundo exterior como novo destino turístico. Este novo surto de visitantes do estrangeiro gerou oportunidades de trabalho para guias locais proficientes nas diversas línguas e foi essa a sua transição para a indústria do turismo. Inscreveu-se no curso para guia turística, profissão que exerce há 25 anos ao longo dos quais acompanhou diversas missões diplomáticas portuguesas, do Cabo Verde, Angola e Brasil; órgãos de informação social do Brasil , Portugal e Moçambique (televisão e imprensa).