News & Events

Desde o dia 18/03 estamos nos dedicando a dar dicas para esse novo momento: passeios virtuais, óperas gratuitas por streaming, bibliotecas com acervos digitais e dicas de bem-estar.
Agora chegou a hora de colocar a criatividade em ação e as ideias no papel. As docentes da Casamundi Cultura, Maria Lúcia Badejo e Thaís Furtado, trazem uma proposta de escrita na semana em que estaria iniciando mais uma rodada da oficina Sua vida daria um livro, com o tema Meu lugar no mundo. Enquanto a oficina não acontece, que tal começar a entrar no clima?

// proposta de escrita

A ideia é pensar no primeiro lugar onde você gostaria de ir quando puder sair de casa e contar uma história imaginando como vai ser. Deixe a criatividade fluir. Não precisa se limitar. Use a imaginação e aproveite para viajar um pouco sem sair de casa.
E para dar aquela incentivada, a melhor produção textual ganha 10% de desconto na próxima oficina Sua vida daria um livro. Envie o seu texto para cultura@casamundi.com.br e boa sorte!

+ dicas de escrita autobiográfica

#1 – A memória não é linear e objetiva. Nossas lembranças são muito influenciadas pelas emoções, fatores fisiológicos e mentais. Cada um lembra dos fatos à sua maneira.

#2 – As primeiras linhas de um texto são fundamentais. São elas que vão fazer o leitor continuar ou desistir da leitura.

#3 – O título é um elemento essencial. Ele precisa ser atraente, instigante, despertar a curiosidade do leitor. O título deve funcionar como uma isca para fisgar o leitor e levá-lo a querer saber mais, atrair sem entregar tudo.

#4 – Para ser interessante, um texto precisa falar de algo universal de maneira singular. Não tenha medo de mostrar sua voz. Deixe claro que você é o autor.

#5 – O texto é uma conversa entre o autor e o leitor. Tenha sempre em mente para quem você está escrevendo. Isso facilita a escrita e contribui para deixar o texto mais claro.